Apresentação

Como contar uma história que está acontecendo neste exato momento? Para celebrar o cinquentenário do Teatro Castro Alves, encaramos o desafio que é mergulhar na história viva – melhor, nas histórias – do maior complexo cultural da Bahia e um dos maiores do Brasil. Como um livro em construção, as páginas deste site foram e serão (re)escritas a muitas mãos.

Para rememorar cinco décadas de intensa vida cultural, é necessário muito mais que revirar acervos e arquivos: é fundamental revisitar as memórias daqueles que construíram e constroem o legado vivo do Teatro Castro Alves. Reunimos aqui uma série especial de fotos, vídeos, textos e documentos que lançam luzes sobre a trajetória do teatro ao longo dos seus 50 anos de atividade. Esses registros, no entanto, são apenas parte da história; a outra, que estamos ávidos por descobrir e compartilhar, está nas recordações de todos nós que temos uma relação pessoal com o TCA.

É uma tarefa monumental acessar e organizar meio século de atividades das mais diversas linguagens artísticas. Por isso, criamos uma Linha do Tempo elástica e mutável para abranger os acontecimentos indispensáveis à história do TCA. Assim, do incêndio que destruiu a recém-construída edificação à conclusão da primeira fase do Novo TCA, todos os fatos marcantes e momentos inesquecíveis vão passar pela timeline do nosso site.

Em Olhares, podemos ouvir casos e lembranças de personalidades fundamentais na vida do TCA, através de uma série de vídeos especialmente produzida para este momento de comemoração. Em Galeria, você pode acessar uma variedade de conteúdos multimídia, como documentos históricos, registros audiovisuais, álbuns fotográficos, publicações e uma infinidade de materiais especialmente selecionados. Através do sistema de busca, você fica sabendo de detalhes acerca dos corpos estáveis e núcleos, projetos próprios e especiais, arquitetura, programação, gestão e outros temas.

Como este site é colaborativo e plural, você pode enviar seu conteúdo (texto, foto ou vídeo) para a seção Participe e, assim, ajudar a contar essa história a partir do seu ponto de vista e das suas experiências pessoais com o TCA. Em +50, publicamos toda a programação de debates e comemorações do cinquentenário, voltadas para pensar o presente e o futuro do nosso teatro.

Como uma obra em progresso, este site é um espaço aberto de construção de memória e informação. Não poderia ser diferente em se tratando de um equipamento cultural público que há 50 anos tem marcado a vida de gerações e gerações de artistas, produtores, técnicos, servidores e, sobretudo, das mais diversas e numerosas plateias. Com um olho no passado e outro no futuro, vamos juntos contar e produzir essa história. Que venha o centenário!